segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Erosão Fluvial

A erosão fluvial é causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nas encostas dos rios e removem porções do solo das margens dos rios, provocando desmoronamento de barrancos. Por isso o rio pode mudar de forma.




Essa erosão é causada pelas águas que correm nos rios, que pode causar o desmoronamento de barrancos. Com o próprio curso do rio pode ser alterado por causa da erosão. Podemos observar, também que a fase do rio é determinante ára a erosão causada por tal. Assim, na fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, ja na fase final ocorre o processo de acumulação de tais sedimentos.

Conceito de Erosão;


O termo erosão designa o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, transporte e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra e resultantes da acção dos agentes naturais, nomeadamente as chuvas, o vento, os rios, os glaciares e o mar.

Tipos de Erosão:

Consoante o agente que provoca a erosão, esta adquire diferentes designações.
Erosão Eólica: erosão provocada pela acção directa do vento e das partículas por ele transportadas, dando origem, entre outros, às duas ou às rochas em forma de cogumelos.

Erosão Fluvial: erosão resultante da acção dos rios sobre a superfície da Terra; a erosão fluvial pode ser lateral (quando o desgaste é efectuado nas margens, provocando o alargamento dos vales) ou vertical (quando a erosão actua no aprofundamento do leito dos rios).

Erosão Glaciar: erosão provocada pela acção dos gelos dos glaciares sobre os vales das montanhas enquanto deslizam lentamente em direcção a regiões de menor altitude.

Erosão Marítima: erosão sobre a costa provocada pela acção das ondas e das marés e pelos materiais que estes transportam e ainda pela acção química da água do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário